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Sobre

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mais conhecidos por AVA, têm origem na língua inglesa, Learning Management System ou LMS. São softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Eles são elaborados para ajudar os professores a disponibilizar e gerenciar conteúdos para seus alunos, além de permitir o acompanhamento constante do progresso dos estudantes. Geralmente, são utilizados como plataforma principal para EAD ou como ferramenta complementar às aulas presenciais.

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um dos sistemas classificados como AVA, pois permite a implementação de cursos na modalidade a distância, bem como auxiliar as disciplinas e cursos presenciais, possibilitando a gestão da aprendizagem e de trabalhos colaborativos. Outra característica do Moodle é a flexibilidade de configurar e disponibilizar conteúdos, recursos e atividades de forma simples e rápida. Para saber mais sobre o Moodle acesse https://moodle.org.

Atualmente a UFPel dispõe de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Sendo um deles o AVA UFPel, que serve de ferramenta de apoio aos cursos de graduação, pós-graduação e capacitação, e aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tanto na modalidade presencial como na a distância. O Segundo é o AVA UAB, fornecido como principal plataforma dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância ofertados pelo programa Universidade Aberta do Brasil.

18234

Usuário no AVA UFPel

1973

Cursos no AVA UFPel

1979

Usuário no AVA UAB

266

Cursos no AVA UAB

Cadastre-se

Através deste formulário você poderá se cadastrar nos ambientes virtuais oferecidos pela UFPel. Para cadastrar-se é necessário ser professor, aluno ou servidor da instituição e já possuir cadastro no sistema acadêmico COBALTO. Se houver a necessidade de acesso aos dois ambientes disponibilizados pela UFPel o cadastro deve ser realizado duas vezes, alterando apenas o segundo campo do primeiro passo. Caso você não possua nenhum vínculo com a instituição, por favor, entre em contato com o suporte dos ambientes virtuais para receber mais detalhes sobre como realizar seu cadastro.

 

PERFIL
Escolha o tipo de perfil no qual você se enquadra e o ambiente virtual que você quer ter acesso.

VERIFICAÇÃO DE VÍNCULO
Informe seu número de CPF e SIAPE ou seu CPF e Número de Matrícula nos campos a seguir.

DADOS PESSOAIS
Verifique todas as suas informações capturadas da base de dados do COBALTO.

DEFINIR SENHA
Informe uma senha e confirme-a nos campos a seguir.

FAQ's - Perguntas Mais Frequentes

Nesta seção você poderá visualizar as perguntas mais frequentes dos utilizadores dos nossos ambientes virtuais de aprendizagem e tirar suas dúvidas. Caso sua dúvida não esteja entres as perguntas mais frequentes listadas aqui, não hesite em entrar em contato com a Equipe de Suporte ao AVA.

 


Descrição dos Procedimentos:

  1. Acesse o endereço https://ava.ufpel.edu.br/sysead no navegador do seu computador.
  2. Clique no link Cadastre-se localizado na barra branca no topo da página.
  3. Na primeira etapa do formulário é preciso que você selecione no primeiro campo a função(cargo) na qual você se enquadra e no segundo campo o AVA ao qual você quer ter acesso.
    Ex.: Discente(Aluno) e AVA UFPel
  4. O Segundo passo exige que você informe o número de seu CPF (sem pontos e hífen). No segund campo desta etapa deve informar o seu Número de Matrícula, caso seja aluno. Porém se você for professor ou servidor informe o seu SIAPE.
  5. Na terceira etapa basta que você confira seus dados e caso seja necessário preencha ou altere o campo E-mail e Cidade.
  6. Para finalizar você deve informar uma senha de sua preferência, repeti-la mo segundo campo e pressionar o botão Finalizar.

Descrição dos Procedimentos:

  1. Acesse o endereço https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/request.php no navegador do seu computador.
  2. Preencha os campos conforme o indicado a seguir:
    1. Nome Completo: Insira neste campo o nome de sua disciplina seguido do ano e semestre corrente.
      Ex.: Arquitetura e Organização de Computadores - 2015/1
    2. Nome breve do curso: Neste campo você deve informar apenas as iniciais do nome do seu curso (sem espaços) seguido do ano e semestre corrente.
      Ex.: AOC-20151
    3. Categoria do curso: Selecione a categoria e o curso ao qual sua disciplina se enquadra. Caso a categoria ou o curso no qual sua disciplina se enquadra não esteja na lista, informe as mesmas no campo "Razões para abrir este curso".
      Ex.: Graduação/Ciência da Computação.
    4. Sumário: Preencha este campo com a ementa do seu curso ou algum comentário acerca da mesma.
    5. Razões para abrir este curso: Este campo é destinado a informações adicionais que irão auxiliar os Administradores do AVA a avaliar seu pedido. Neste campo, também pode ser solicitada a criação de uma nova categoria como citado no Passo 3.
    6. Clique no botão "Requerer a criação de um curso" e aguarde o recebimento de uma mensagem de e-mail dos Administradores do AVA, certificando a criação do seu curso.

Descrição dos Procedimentos

  1. Dentro da disciplina que você deseja reconfigurar, localize o Bloco Administração e clique na opção Reconfigurar.
  2. Na nova página que foi exibida, clique no botão "Selecionar Padrão".
  3. Pronto! Sua disciplina está reconfigurada e pronta para ser utilizada no próximo semestre.

Descrição dos Procedimentos

  1. Procure pelo "Menu Administração" dentro da disciplina que você deseja renomear e clique na opção "Editar configurações"
  2. No formulário que abrirá, basta modificar os campos "Nome completo" e "Nome breve do curso" para o desejado.
    Ex.: Modifique o "Nome completo" de Laboratório de Criação Musical IV - 2014/2 para Laboratório de Criação Musical - 2014/2
    Ex.: Modifique também o "Nome breve do curso" de GM-LCM-IV-20142 para GM-LCM-20142.
  3. Após realizar as modificações nos dois campos citados acima, clique no botão "Salvar mudanças".
  4. Pronto! Sua disciplina foi renomeada.

Descrição dos Procedimentos

  1. Localize o "Menu Administração" na disciplina que você deseja alterar a chave de autoinscrição e clique na opção Administração do Curso > Usuários > Métodos de inscrição.
  2. Na lista apresentada, procure pela opção "Autoinscrição" e clique no ícone representado por uma engrenagem.
  3. Agora é só alterar o campo "Chave de inscrição" do formulário apresentado e clicar no botão "Salvar mudanças".
  4. Pronto! A chave de autoinscrição foi alterada. Agora você precisa informar esta nova chave de autoinscrição aos alunos.

Descrição dos Procedimentos

  1. Após verificar que todos os usuários já estão devidamente inscritos na disciplina é possível desabilitar o método de autoinscrição, para isso localize o "Menu Administração" e clique na opção Administração do Curso > Usuários > Métodos de inscrição.
  2. Na lista apresentada, procure pela opção "Autoinscrição" e clique no ícone representado por um olho.
  3. Pronto! O método em questão está desabilitado, para habilitá-lo novamente, basta clicar no ícone que agora é representado por um olho com um traço em cima.

Descrição dos Procedimentos

  1. Se você deseja excluir algum usuário, procure pelo "Menu Administração", localizado geralmente a esquerda de sua tela, e clique na opção Administração do curso > Usuários > Usuários inscritos.
  2. Uma lista com todos os usuários inscritos na disciplina será exibida e logo acima desta, haverá um pequeno formulário. No campo "Buscar" digite o nome do participante desejado e clique no botão "Filtro".
  3. A lista mostrará apenas os participantes que possuem o nome informado, agora basta clicar no "X" localizado mais à direita da sua tela para que o participante tenha sua inscrição cancelada nesta disciplina.

Descrição dos Procedimentos

  1. Procure o "Menu Administração" dentro da disciplina onde você deseja inscrever novos participantes e clique na opção "Usuários > Usuários inscritos".
  2. Agora clique no botão "Inscrever usuário".
  3. Na janela que se abriu escolha o papel do usuário dentro da disciplina no campo "Atribuir papéis" e utilize o campo de busca localizado bem a baixo desta janela para procurar pelo usuário desejado.
  4. Ao encontrar o usuário desejado clique no botão "Inscrição" localizado ao lado do nome do usuário.
  5. Para finalizar clique no botão "Finalizar inscrição de usuários"

Contato

Coordenação CPED

Rua Benjamin Constant, 897
Andar A3 · Sala 302
CEP 96010-020 · Pelotas, RS

coordenacao.cped.ufpel@gmail.com
secretaria.cped.ufpel@gmail.com

Suporte Moodle

Rua Benjamin Constant, 897
Andar A3 · Sala 300
CEP 96010-020 · Pelotas, RS

AVA UAB: moodle.ufpel@gmail.com
AVA UFPEL: suportemoodleufpel@gmail.com